14 de agosto de 2009

NÃO AOS TESTES EM ANIMAIS

Todos os dias, milhões de animais são cruelmente utilizados em testes laboratoriais. Anualmente, são cerca de 115 milhões.
Primatas, cães, gatos, coelhos, e o clássico rato, são procriados somente com o intuito de, na sua breve passagem por este mundo, servirem de 'modelos' em estudos obsoletos e facilmente levados a cabo com testes exclusivamente in vitro.
Não só a indústria farmacêutica e comunidade ciêntifica utilizam estes métodos cruéis e arcaicos, mas igualmente a indústria cosmética que, sendo a mais presente no dia-a-dia do cidadão comum, é também nela que nós consumidores temos um voto mais significativo, o da compra ou ausência dela.
Por detrás de uma embalagem estética e uma campanha de marketing bem conseguida, encontram-se o sangue, suor e lágrimas de milhões de animais. Literalmente.

Apesar de muitas marcas se apresentarem no mercado como não sendo submetidas a este tipo de testes, a indústria ainda é pouquíssimo regulada. Algumas, mesmo sem os levarem a cabo, encomendam-nos a outras entidades ou adquirem ingredientes previamente testados. O resultado final, ainda que indirectamente, é exactamente o mesmo, culminando em tortura e morte.
Quer seja um champô, um creme para o rosto ou um desinfectante para a casa, todos estes produtos são testados de forma cruel através da ingestão, injecção ou colocação dos químicos nos olhos dos animais. Cegos e com dor, morrem lentamente, são dissecados, tudo para que o nosso cabelo fique mais brilhante, a nossa pele com menos rugas, ou a nossa casa limpa. E nada mais.

Existem inúmeras petições na internet, e já alguns passos foram dados para que estas práticas sejam eventualmente abolidas, mas o primeiro e mais fundamental de todos será sempre o boicote a estes produtos.
Com a lista da BUAV é possível fazer escolhas éticas e conscientes, pois dela só fazem parte projectos que deste o início ao fim não interfiram no bem-estar animal, e algumas marcas, devidamente sinalizadas, que apesar de não contribuirem directamente para este flagelo, pertencem a grandes grupos que promovem estas práticas. Cabe-nos a nós a escolha.

Pessoalmente gosto imenso da Neal's Yard Remedies e da Liz Earle, duas marcas britânicas, totalmente independentes de grandes grupos, com produtos óptimos e envio para Portugal.
Hoje em dia, com a internet e uma escolha quase infindável de marcas, já não há desculpa para adquirir produtos testados em animais contribuindo, directa e monetariamente, para a sua tortura.

Share/Save/Bookmark

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, o qual será publicado muito em breve.