2 de setembro de 2009

FAUNA VIZINHA


Para além dos animais que habitam cá em casa, alimentamos uma mini-colónia que vive entre o nosso telhado e os quintais dos vizinhos.

Dois deles, o Risquinhas - um tabby amarelado - e a Camila - uma jovem siamesa - aparecem-nos duas vezes ao dia e observam, do alto do telhado, os nossos afazeres e os dos seus vizinhos de quatro patas!

Lamentavelmente, há quem tenha como hobby o afogamento de ninhadas ou o envenenamento de colónias inteiras (ou então recorra ao uso da pílula nas fémeas, aumentando ainda mais o risco de cancro mamário), preferindo desse modo recorrer à violência do que a uma simples esterilização, feita a valores muitíssimo baixos no caso de animais de rua.

A fim de esterilizar a minha mini-colónia, comprei ontem pela net uma armadilha humana para gatos, a qual, através da colocação de algo delicioso como atum, permite apanhá-los sem os magoar (ver aqui).
Depois, basta verificar frequentemente se o gatinho já lá está e, mal entre, retirá-lo com cuidado.

Mais desenvolvimentos brevemente!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Besides our pets, we feed a very small colony of cats which live between our rooftop and our neighbours' backyards.

Two of them, Risquinhas - a yellowish male tabby - and Camila - a young female siamese - show up twice a day and watch, from the rooftop, our daily affairs and those of their four-legged neighbours!

Unfortunately, some people have the habit of drowning liters or poisining whole colonies (or giving the pill to females, rising even more the risk of breast cancer), simply because they prefer resorting to violence than spaying and neutering the animals, a procedure performed at very low prices in case of a feral cat.

In order to spay and neuter our mini-colony, yesterday i've purchased online a humane cat trap which, by putting something delicious such as tuna, makes it possible to catch them without harm (seen here).
Then, all one has to do is to check it frequently, and as soon as the cat enters it, carefuly remove him/her.

More on this subject quite soon!

( Images: Iolanda Mealha )


Share/Save/Bookmark

5 comentários:

  1. Muito bem, Iolanda!
    As armadilhas são muito fáceis de utilizar... resta é ter muita paciência e persevrança para que os gatos se habituem a lá entrar (eu ando a tentar apanhar um dos gatos dos meus quintais há imenso tempo e nada ;)

    O Risquinhas é muito parecido com um dos filhotes da "minha" Luana, que, por sinal, também teve um outro filhote a que demos o nome de Risquinhas :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Xana!
    Estou ansiosa por começar por estes dois (antes que tenham alguma ninhada) e de seguida fazer o mesmo a uma outra mini-colónia que conheço.
    Com a Camila, que é muitíssimo selvagem, já conto com uma grande espera, mas com o Risquinhas penso que será mais rápido... Vamos ver! :)

    O rapaz é absolutamente adorável, muito dócil e curioso, e pelos vistos tem um sósia homónimo na vizinhança! ;)))

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. O grande coração da Iolanda, leva-a sempre mais longe, na protecção destes lindos peludinhos ;)))...
    Parabéns minha querida, o único problema é ficares completamente viciada nestas aventuras felinas, é que até os mais ferinhas são absolutamente deliciosos ;))), mas este é de facto o caminho de quem quer fazer realmente a diferença!!!!!!
    Bjocas,
    X.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Xana! :)
    É mesmo a melhor forma de evitar nascimentos indesejados... Já que o Estado nada faz nesta matéria, cabe ao cidadão comum arregaçar as mangas.

    Também tenho receio de me apegar em demasia, mas sei que tenho que seguir em frente, já que por cada animal esterilizado, se contarmos com toda a sua descendência, são literalmente evitados muitos milhares de nascimentos, e consequentemente, muito sofrimento e morte.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, o qual será publicado muito em breve.