24 de outubro de 2009

ESTERILIZAÇÃO: CAMILA






Após várias tentativas para a apanhar, a Camila foi finalmente esterilizada.
Visto ter ganho algum peso com a comida que lhe damos 2 vezes ao dia, alguns vizinhos menos bem intencionados - que claro está nunca se preocuparam em alimentá-la - começavam a ficar entusiasmados com a hipótese de uma ninhada de uma gata siamesa (como se já não houvesse animais suficientes a morrer nas ruas e em canis), enquanto outros lhe atiravam com baldes de água para se afastar... 
No final de contas, a gata encontrava-se apenas e só muito bem alimentada, uma imagem muito diferente do corpo quase cadavérico que exibia quando a conhecemos.

Visto ser muitíssimo silvestre e não passível de adopção, com muita paciência, eu e o meu marido conversámos com as pessoas em questão (que se queixavam de uma hipótese remota de algum dia... quem sabe... talvez... ser possível virem a ter pulgas em casa...) sendo que após 8 dias a antibiótico e antes de ser solta, foi desparasitada internamente, aplicada uma pipeta anti-pulgas e, no caso de ser necessária proveniência, uma coleira de segurança anti-pulgas munida de uma chapa de identificação com o seu nome e o nosso contacto.

Durante a sua cómoda estadia, os aposentos da Camila foram esta jaula que adquiri pela net num fabricante espanhol - a mais em conta que encontrei, com um serviço ao cliente fantástico e entrega no dia seguinte - muito espaçosa, de facílima montagem, e totalmente desmontável para quando não se encontra em utilização.
(Neste momento encontra-se fora de stock, mas a que comprei foi a B293, que apesar de bastante grande, não me ocupa metade da casa!)

A Camila, toda vaidosa nestas fotos com a sua coleira nova, sente-se agora mais curiosa com a nossa casa e todos os seus habitantes. 
Só tenho pena que seja tão silvestre, caso contrário adoraria tê-la por cá.


( Imagens: Iolanda Mealha )

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Eu também alimento uma colonia de gatinhos junto a minha casa mas ainda não consegui apanhar nenhum para esterilizar. :-(
    Vou continuar a tentar. Um bem haja pelas dicas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana!
    Obrigada pela visita, e muito boa sorte nas capturas. :)

    ResponderEliminar
  3. Linda a Camila,
    infelizmente esse tipo de vizinhos mal informados e de deformadas mentalidades, são como pipocas no cinema :estão por todo o lado :((((((((((...ainda vai levar um tempo até que as pessoas percebam que nem todos os gatos podem viver dentro de casa, mas mesmo aqueles que vivem ao fora dela devem ter:
    -abrigos decentes(construídos a pensar no seu bem estar!)
    -alimentação regular e saudável( e não restos estragados ou lixo)
    -assistência veterinária, sempre que dela necessitem
    E por ultimo e não menos importante:
    -ESTERILIZAÇÃO DE TODOS OS ANIMAIS!!!!!!!!
    Pois só assim, poderemos atingir a utópica(?!) ideia de todos os animais domesticados pelo homem, terem finalmente uma casa e não serem abandonados como um objecto sem valor nas ruas e até no lixo, por mais sórdido que pareça!!!!

    ResponderEliminar
  4. Tocaste nos pontos essenciais Xana... Existem gatos 100% silvestres que não são felizes dentro de uma casa, e mesmo esses merecem uma vida com *toda a dignidade* que lhes possamos oferecer.

    No caso da Camila, chegou a meter-se debaixo de um armário toda encolhida, recusando sair (correndo inclusivamente sério risco de vida ao ser retirada), a trepar freneticamente pelas paredes com receio do contacto humano, e a ferrar com gravidade os dentes numa embalagem que pensava ser a nossa mão...
    No veterinário foram necessárias 3 pessoas, uma toalha e muita coragem e paciência para lhe colocarem a coleira anti-pulgas, e a médica chegou a perguntar-nos como a conseguimos ter dentro de casa, visto achar de uma inviabilidade tremenda!

    Obviamente não é o caso desta médica, que lida diariamente com casos semelhantes, mas o que algumas pessoas não percebem (ou fingem não perceber!), é que nem todos os animais são criados com o mesmo molde, e mesmo aqueles que não desejam contacto humano (tal como animais silvestres de outras espécies), não são 'maus', alvos a abater ou um perigo para nós, mas apenas necessitam de viver fora de 4 paredes (onde não se encontrem constantemente assustados e stressados) com o máximo de conforto que lhes possamos dar.
    Considero de um egoísmo sem limites pensar que só porque um animal não gosta de conviver com pessoas, terá de ser prontamente rotulado como vil, não necessitando de ser tratado e protegido.

    A Camila, uma gata adorável com outros animais e que somente evita o contacto com pessoas, dorme numas barracas de jardim de uns vizinhos (protegida da chuva), é alimentada 2 vezes ao dia, está esterilizada e desparasitada, pelo que apesar das tais mentes menos evoluídas não entenderem, acaba por ter uma vida feliz consoante as suas necessidades... de espaço, alimentação e, acima de tudo, liberdade.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, o qual será publicado muito em breve.