26 de fevereiro de 2010

URGENTE - PROTESTO CONTRA CM DE LOURES


O caso dos animais do amontoado de ossos de Loures chocou quem dele teve conhecimento. 
Após pressão das Associações e o seu subsequente reencaminhamento com intuito de divulgação e posterior adopção, eis que o prometido não é devido, e os animais não podem ser visitados por quem há muito tenta que esta história tenha um final (mais) feliz.

Aqui publico o texto da Animais de Rua, que urge a todos para que apelem ao bom senso e palavra da Câmara Municipal de Loures:


'Animais confiscados do amontoado de ossos de Loures estão há 3 semanas no canil municipal sem que seja permitido às associações zoófilas ajudar na sua divulgação e adopção.


Olá a todos!

Infelizmente não trazemos boas notícias acerca dos animais de Loures. Ao contrário do que nos foi dito pelo director do canil municipal, Sr. Cristiano Esteves, não está a ser permitida a visita aos animais por parte de associações de protecção animal e pessoas particulares que pretendam ajudar na divulgação dos animais.



Como informámos na newsletter que enviámos anteriormente sobre este assunto, o Sr. Cristiano Esteves disse-nos, no passado dia 5 de Fevereiro, que poderíamos  ir visitar e fotografar os animais, com o objectivo de os divulgar junto de potenciais adoptantes, desde que fosse feito um requerimento de visita. No entanto, o requerimento formal de visita que enviámos de imediato continua sem resposta até hoje. 
Fizemos já, ao longo destas 3 semanas, inúmeros telefonemas para a direcção do canil e para o gabinete do Vereador do Ambiente e, inacreditavelmente, tanto o director do canil como o vereador nunca estão disponíveis para nos atender nem devolvem as chamadas.

Entretanto, os dias e as semanas vão passando e aqueles 80 animais, que passaram por um autêntico inferno durante todo o tempo da sua existência, subnutridos, doentes e obrigados a viver em cima das ossadas dos seus companheiros mortos e inclusive a alimentar-se dos seus restos mortais, estão fechados em jaulas do canil municipal sem terem direito a uma divulgação minimamente eficaz.
Inclusivamente, para agravar todo este cenário, já nasceram duas ninhadas nas instalações do canil!!

É inconcebível que a Associação Animais de Rua e outras associações e particulares se tenham disponibilizado para ajudar a esterilizar e a encontrar soluções condignas para o acolhimento destes cães e que a Câmara Municipal recuse esta ajuda, apesar de bem saber que a colaboração da Câmara com associações de protecção animal, em assuntos relacionados com animais do município, está legalmente prevista.
A Câmara afirmou também que iria divulgar os animais através do seu website. Neste momento, a maioria dos animais que se encontram no website da CM Loures são os mesmos que já se encontravam antes destes animais serem confiscados e não estão sequer identificados, nomeadamente quanto à idade, sexo e temperamento. É evidente que sem esses dados mínimos não será possível cativar potenciais adoptantes. E é evidente também que, não sendo os animais adoptados, serão abatidos pelo canil municipal, que não poderá mantê-los indefinidamente a ocupar todas as jaulas disponíveis que tem.
Pedimos por isso, a todas as pessoas que são solidárias com a situação destes 80 animais, que escrevam e liguem ininterruptamente para os contactos da Câmara Municipal de Loures, exigindo que seja permitido a todas as associações zoófilas e pessoas particulares ajudar os animais resgatados, nomeadamente visitando-os e tirando imagens para a sua divulgação. Só com uma participação massiva de todos os cidadãos conseguiremos fazer-nos ouvir pela Câmara Municipal.

Contactos:

Gabinete da presidência - Tel.: 219829800, E-mail: gap@cm-loures.pt
Gabinete Médico Veterinário Municipal - 219 848 210 
Gabinete do Vereador do Ambiente - 219848221 
Fax Câmara Municipal de Loures -  219820084
Email Câmara Municipal de Loures - geral@cm-loures.pt 
Email GMVM - gmvm@cm-loures.pt 

Os contactos feitos via telefone e fax têm sempre mais impacto do que o email, mas todas as formas de contacto são válidas! 
Caso participe neste protesto, por favor escreva-nos para o geral@animaisderua.org, para que fiquemos com um registo de todas as participações.
Os animais de Loures contam consigo! Os minutos que irá perder com a sua participação podem significar a diferença entre a vida e a morte para eles!
Agradecemos a divulgação deste apelo. Obrigada a todos!
A equipa da Associação Animais de Rua 

NOTA: Sabemos que a Câmara Municipal de Loures encaminhou também 5 cães deste resgate para cada um destes municípios: Amadora, Lisboa e Vila Franca de Xira, que também não autorizam que os animais sejam fotografados mas pelo menos permitem a sua visita (urge questionarmos o porquê desta recusa em permitir que sejam captadas imagens dos animais dentro das instalações dos canis municipais - obviamente que não poderá haver outro motivo para além de não quererem que as condições em que os animais estão alojados cheguem ao conhecimento do público - felizmente há já algumas honrosas excepções em Portugal, mas a grande maioria dos canis municipais aloja os animais em condições desumanas).  Assim, solicitamos também às pessoas que tenham hipótese de se deslocar a um destes canis para irem visitar os animais e, se possível, acolher um deles provisoriamente. A Associação Animais de Rua compromete-se a ajudar com a sua esterilização e divulgação para adopção.'

2 comentários:

  1. gostei demais do seu blog...!!
    que pena vc não tem o gadget dos seguidores... queria seguirte

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário simpático Gioia!
    Já coloquei o gadget de seguidores. ;)

    Volte sempre! xxx

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, o qual será publicado muito em breve.